fechar
Kangueiko 2024 Judô Bastos

Shotyugueiko 2018: Shinohara exalta base forte do judô de Bastos

Fonte: Jornal Tribuna (Bastos, Iacri e Tupã)

Texto A+ A-

 
Shotyugueiko 2018: Shinohara exalta base forte do judô de Bastos

Técnico da seleção masculina adulta, que integrou a comissão técnica do Shotyugueiko, destaca formação oferecida pela Associação de Judô local

Em entrevista exclusiva à Tribuna, o técnico da seleção brasileira masculina desde 2002, Luiz Shinohara, destacou a excelência da escola de judô bastense na formação de atletas das categorias de base. Convidado de honra da Associação de Judô de Bastos, ele atuou como membro da comissão técnica do Shotyugueiko 2018, na segunda e terça-feira (dias 8 e 9), os dois primeiros dias do tradicional Treinamento de Verão, como também é conhecido o evento. 

O Shotyugueiko, que terminou no último dia 13, é organizado pela Associação de Judô de Bastos com apoio da Federação Paulista e da Confederação Brasileira de Judô.

O evento reuniu nesta edição, no Centro de Treinamento Edison Motoharu Yoshikawa, 112 judocas das categorias infantil a sênior, masculino e feminino, oriundos de 40 cidades espalhadas por 10 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal.  

Elogios

Contou que anos atrás, trazia sempre a Bastos alunos da Associação de Judô Vila Sônia, fundada por seu pai, Massao Shinohara, e sediada no bairro de mesmo nome, em São Paulo. “O Shotyugueiko é oportunidade de intercâmbio para crianças, jovens e veteranos. E a motivação que eles demonstram é contagiante; todos atentos e em perfeita integração”, observou.

O técnico da seleção brasileira destacou os fundamentos e a filosofia do judô cultivados e difundidos pela associação local há mais de 60 anos. “A base bem trabalhada é característica forte de Bastos. Isso é muito importante e precisa ser divulgado para não ficar restrito. A Associação de Judo de Bastos faz questão de frisar, o objetivo do judô é formar cidadãos de caráter, disciplinados, e não somente atletas”, completou. Shinohara tem pela frente uma extensa agenda de treinamento com o selecionado masculino de judô, visando à disputa do Grande Slam de Paris, marcado para 10 e 11 de fevereiro, e de torneios na Tunísia e Alemanha. Entre os próximos dias 22 e 26, a seleção treinará em Pindamonhangaba.

Completam a comissão técnica do Treinamento de Verão os professores Max Trombini, Fablini Silva e Lucas Oliveira, todos da Associação de Judô de Bastos, e Washington Toshihiro Donomai, bastense radicado em Cascavel.


Na quarta-feira, o Shotyugueiko recebeu a nobre visita do presidente da Federação Paulista de Judô, Alessandro Puglia, que habitualmente prestigia o evento.

Tradição & Modernidade

Coordenador técnico da Associação de Judô de Bastos desde 2015, Max Trombini ressaltou que a presença de Luiz Shinohara, entre outras figuras de renome no judô, reforçam ainda mais a importância da academia bastense no cenário nacional da modalidade.
“A ideia de implementarmos essa nova gestão, uma cara nova ao judô de Bastos, unindo tradição e modernidade, passa pela vinda desses grandes nomes, como Shinohara, no Shotyugueiko deste ano, e Mário Tsutsui (bastense técnico da seleção brasileira feminina), na edição do Kangueiko (Treinamento de Inverno) no ano passado”, destacou.
Trombini antecipou à Tribuna que para o Kangueiko deste ano, já está acertada a vinda do santista Rogério Sampaio, medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona/1992.

 

publicado em 19/01/2018 às 16h12

Veja mais

 
 
  • Portal Transparência
  • Matricula 2
  • Matricula 1
 
 

Associacão de Judo de Bastos - Telefone: (14) 3478-1946

Av 18 de Junho, 400 - cep: 17690-000