fechar
judo shotygueiko 2018

Umakakeba integra comitiva de professores brasileiros no Japão

Fonte: Jornal Tribuna (Bastos/Iacri e Tupã) / Maurício Castelo Branco

Texto A+ A-

 
Umakakeba integra comitiva de professores brasileiros no Japão

Professor da Associação de Judô de Bastos, Uichiro Umakakeba supervisiona comitiva de sete professores que desde o dia 8 deste mês está no Japão participando da primeira fase de um projeto pioneiro que pretende introduzir a modalidade nas aulas de educação física de escolas públicas brasileiras, voltadas para alunos de ensino fundamental.

A delegação, composta ainda por Joseph Guilherme (coordenador/GO), Ademir Shultz Júnior (SC), Raphael Luiz Silva (SP), Renato Yoshio Ikegawa (SP), Leonardo Lara (RJ) e Rafael Borges (SP), retornará ao Brasil no próximo dia 8.

A ação faz parte do programa Discovery Camp: Tomorrow’s Friends Programme, que pretende popularizar o judô no Brasil e é uma iniciativa conjunta do Ministério do Esporte, Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Instituto Kodokan, Embaixada do Japão no Brasil e governo japonês.

A capacitação que está sendo ministrada à equipe de professores brasileiros no Japão inclui curso prático sobre a escola japonesa de judô, além de visitas e pesquisas na Universidade Tsukuba e no Instituto Kodokan de Tóquio.

Na volta ao Brasil, a comitiva vai apresentar proposta curricular para inserir o judô nas aulas de educação física, a partir de adaptações do modelo japonês, e compartilhar a experiência com professores.

O objetivo é que o programa se estenda até 2020, ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio, de tal forma que, até lá, mais grupos de professores, a exemplo deste pioneiro que está no Japão, tenham a oportunidade de passar pela experiência e a missão de massificar o judô nas escolas públicas de ensino fundamental.

De acordo com o projeto, o Ministério do Esporte subsidiará as escolas, por meio de convênio com a CBJ, garantindo o repasse de quimonos e o pagamento do salário dos professores.

“As crianças serão introduzidas na melhor escola de judô, a mais vitoriosa do mundo”, ressaltou Luiz Lima, secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, referindo-se ao judô japonês.

Na última semana de agosto, os professores Uichiro Umakakeba e Max Trombini estiveram em Angola, onde apresentaram palestras sobre os benefícios do judô e do jiu-jitsu e aplicaram treinamento a judocas do país africano.

 

publicado em 25/09/2017 às 07h40

Veja mais

 
 
  • Portal Transparência
  • anuncia quatro
  • Matricula 2
  • Estácio
  • Matricula 1
 
 

Associacão de Judo de Bastos - Telefone: (14) 3478-1946

Av 18 de Junho, 400 - cep: 17690-000