Presidente da Confederação Brasileira de Judô recebe título de cidadão bastense

Do site www.cbj.com.br - Com informações de Paulo Pinto em matéria da Revista Budô

Texto A+ A-

 
Presidente da Confederação Brasileira de Judô recebe título de cidadão bastense

Nesta segunda-feira, 18 de janeiro, a cidade de Bastos (SP) foi o centro das atenções do judô, levando para a abertura do shotyugeiko (treinamento de verão) 2016 promovido pela Associação de Judô Bastos (AJB), capitaneada pelo professor kodansha Uichiro Umakakeba. Entre as autoridades, estava Paulo Wanderley Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), que foi homenageado com o título de cidadão bastense por sua trajetória de sucesso dentro do esporte.

“É com muita alegria que recebo esta honraria e saudando Patrocínio Monteiro Filho, presidente da Câmara Municipal de Bastos, faço um agradecimento especial a toda a comunidade bastense. Este título é motivo de muito orgulho e lembro que no dia e na hora em foi aprovado na Câmara Municipal, eu estava num hospital fazendo uma cirurgia – e hoje estou aqui com todos vocês, vivendo esta grande emoção”, disse Paulo Wanderley.

Além de ser a capital nacional do ovo, a cidade de Bastos é considerada um dos maiores celeiros do judô do Brasil devido à consistência do trabalho desenvolvido pelo sensei Umakakeba e outros que o antecederam na formação de atletas e professores para a modalidade como Mário Tsutsui, técnico da seleção feminina, e Tiago Camilo, duas vezes medalhistas olímpico. O treinamento de verão, por exemplo, está na quadragésima edição.

“Aos jovens que aqui vieram em busca de conhecimento e crescimento técnico, lembro que entre nós está o grande Chiaki Ishii, nosso primeiro medalhista olímpico que, em 1972, em Munique, abriu as portas para tantas medalhas olímpicas do judô brasileiro. Desde 1984 o judô é a única modalidade que obteve medalhas para o Brasil em todas as edições dos Jogos Olímpicos. Lembro que estamos a exatos 200 dias da abertura do Rio 2016, e todo o histórico que possuímos, adicionado ao trabalho que está sendo desenvolvido, nos faz crer que o judô estará no pódio mais uma vez”, disse Paulo Wanderley.

Além do presidente da CBJ, participaram da solenidade Virgínia Fernandes, prefeita de Bastos; Patrocínio Monteiro, presidente da Câmara Municipal de Bastos; Francisco de Carvalho Filho; vice-presidente da CBJ; Alessandro Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô (FPJ); Raul Senra, delegado regional da 4ª DRJ; Elizabeth Penedo, secretária de Esportes e Lazer de Bastos; Edison Motoharu Yoshikawa, empresário e um dos principais apoiadores do projeto de fundação da AJB; Chiaki Ishii, medalhista olímpico; Max Trombini, diretor de marketing da AJB; Teruo Nakamura, professor kodansha da ASERT de Tupã; Kanefumi Ura, professor kodansha da ACEP de Pompeia; e Uichiro Umakakeba, professor kodansha anfitrião do evento.

“Queria dizer aos 276 judocas inscritos nesta edição do shotygueiko da Associação de Bastos que aqui estão representantes de toda a escala hierárquica na administração do judô nacional. O presidente e vice-presidente da CBJ, o presidente da FPJ, o delegado regional da Alta Paulista, inúmeros professores formadores e vocês, que representam a gigantesca classe de praticantes e atletas de nossa modalidade. Todos nós estamos sendo recepcionados pela prefeita Virgínia Fernandes e pelo vereador Patrocínio Monteiro, mas na verdade vocês são os verdadeiros protagonistas dessa festa. Há muitos anos queria vir a Bastos para conhecer de perto o trabalho realizado pelo sensei Umakakeba e sua equipe. Finalmente estou aqui hoje, por causa de vocês. Na verdade vocês são a maior motivação para estarmos nesta cidade e à frente de uma entidade que desde 1972 escreve uma história de glórias e conquistas, que resultou em 19 medalhas olímpicas, fazendo do judô o esporte com o maior número de medalhas conquistadas para o Brasil.”

“Esta festa é razão de grade orgulho para toda a população de Bastos, pois o judô esta arraigado em nossa cultura. O caminho suave é a bandeira de nossa cidade e, conhecendo a força e a consistência do trabalho desenvolvido pelo professor Paulo Wanderley ao longo de sua trajetória na modalidade, nós não poderíamos deixar de reverenciar sua gestão e prestar homenagem a um dirigente diferenciado que colocou o judô no topo das modalidades olímpicas do Brasil. Hoje a cidade de Bastos está orgulhosa por ter entre seus munícipes um dos maiores esportistas no nosso País”, disse a prefeita Virgínia Fernandes.

“Você veio receber a gratidão do povo de Bastos e, principalmente, da base do judô de nosso Estado, pelo trabalho que desenvolve na CBJ. Um trabalho que você iniciou do zero e alçou ao mais alto nível entre as modalidades de rendimento do Brasil. Fico feliz por termos você como presidente, como companheiro e nosso dirigente. A partir de agora você tem uma nova responsabilidade com o judô de base, pois é isso que você fez em Bastos, dando o exemplo importante, investindo na iniciação. Desejo que Deus o ilumine e que possa viver muitos anos para poder continuar produzindo para toda a comunidade do judô nacional”, disse o vice-presidente Francisco de Carvalho Filho.

 

publicado em 21/01/2016 às 17h03

Veja mais

 
 
  • Portal Transparência
  • Estácio
  • Matricula 2
  • Granja Ono
  • Matricula 1
 
 

Associacão de Judo de Bastos - Telefone: (14) 3478-1946

Av 18 de Junho, 400 - cep: 17690-000