Treinamento de Inverno reuniu em Bastos nomes consagrados do judô

Texto A+ A-

 

Data: 16/07/2013

Se tradicionalmente delegações de judô de vários cantos do país deslocam-se a Bastos para participar do Kangueiko (Treinamento de Inverno), atraídas pela oportunidade de absorver os ensinamentos do mestre e professor de judô local, Uichiro Umakakeba, tiveram ainda mais motivos para aderir à atual edição do evento, que foi realizado entre os últimos dias 1 e 5. É que o professor Chiaki Ishii e a judoca japonesa Yoshie Ueno, incorporaram-se, na qualidade de ilustres convidados, à equipe técnica que está ministrando o Kangueiko.

 

São dois nomes consagrados do judô mundial. Chiaki Ishii, natural do Japão e naturalizado brasileiro, entrou para a história do judô nacional ao se tornar o primeiro medalhista olímpico da modalidade, com a conquista do bronze em Munique, em 1972. O currículo de Yoshie Ueno não fica para trás. A judoca japonesa é bicampeã mundial e medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres 2012. Ao juntarem-se ao mestre Umakakeba, lenda vida do judô nacional e reconhecido como principal lapidador de talentos do País, formaram um time de primeira grandeza.

 

É o que mais uma vez explica a vinda de atletas, alguns residentes em cidades milhares de quilômetros distantes de Bastos, especialmente para aperfeiçoar a técnica do judô e incorporar sua filosofia no estágio mais original.

 

Ninguém melhor que Chiaki Ishii para legitimar essas premissas. “O Kangueiko é uma oportunidade única de aprimorar a técnica, mas, mais que isso, de entrar em contato com o verdadeiro judô, onde valores como disciplina, respeito e companheirismo são essenciais”.

 

O professor, que pela segunda vez integra a equipe técnica do evento, enfatiza ainda que “este treinamento é conhecido em todo o país, assim como o sensei Umakakeba, que é um dos grandes nomes do judô do Brasil”. E comemora: “gosto muito deste esporte e fico feliz quando vejo um grande número de jovens se dedicando a ele com tanto amor”.

 

Judô e Futebol

 

Natural do país que é berço do judô, a japonesa Yoshie Ueno vê nos judocas brasileiros aspectos que indicam uma simbiose entre a entre a modalidade e o esporte do ‘país de chuteiras’. “Os judocas daqui têm um trabalho de perna muito forte, assim como acontece no futebol”, compara.

 

Yoshie Ueno estuda português diariamente para facilitar sua adaptação ao país, onde está a trabalho há quatro meses pela seguradora japonesa da qual é funcionária e ficará até o final do ano. Ela afirma que aprendeu muito com os brasileiros e participa do kangueiko como forma de retribuição. “Já me ensinaram muita coisa aqui, no esporte e fora dele, e participar deste treinamento é uma oportunidade que é uma oportunidade de retribuir tudo que venho recebendo nestes meses em que estou no Brasil”.

 

Com a autoridade de quem é bicampeã mundial e medalhista olímpica, a judoca faz questão de frisar que “para obter êxito no judô é preciso muita dedicação”.

 

Motivação

 

O professor Uichiro Umakakeba destacou que contar com convidados tão ilustres na atual edição do kangueiko serviu como motivação extra. “Não é fáciltrazer para Bastos nomes de quilate de Chiaki Ishii e Yoshie Ueno. Tivemos que nos empenhar muito até conseguirmos autorização para que a judoca japonesa participasse do kangueiko”.

 

Umakakeba explicou ainda que com a proximidade das Olimpíadas do Rio 2016 e a realização de diversos campeonatos regionais, houve uma redução no número de inscritos no kangueiko neste ano. “Diversas academias, em todo o Brasil, também estão realizando treinos intensivos, por isso, muitos atletas não puderam vir a Bastos”, argumentou.

 

Além dos 80 alunos que integram a Associação de Judô de Bastos, o Projeto Tiago Camilo e o Centro de Excelência, participam do Treinamento de Inverno 18 atletas do Estado de São Paulo (Martinópolis, Avaré, Presidente Prudente, Campinas, Rinópolis, Marília e Santa Bárbara d’Oeste), do Ceará (Caucaia) e do Sergipe (Aracaju).

 

Jornal Tribuna

Fotos

 

publicado em 16/07/2013 às 05h22

Veja mais

 
 
  • Portal Transparência
  • Estácio
  • Granja Ono
  • Matricula 1
  • Matricula 2
 
 

Associacão de Judo de Bastos - Telefone: (14) 3478-1946

Av 18 de Junho, 400 - cep: 17690-000